Cooperativismo: A Energia Do Terceiro Milênio – Festival FB 2012

Olá, pessoal! o Festival oficialmente acabou, o que é muito triste, já que foi meu último festival, assim como o da nossa querida Loren também… Mas, uma hora tinha de acabar mesmo e tudo  o que nós vivemos e fizemos foi maravilhoso durante essa semana que passou, com certeza marcou nossas vidas. Hoje estaremos postando mais algumas coisas interessantes sobre música e o seu poder de transformação social e… nosso último post será uma surpresinha, esperamos que vocês gostem!

Então, vamos ao assunto deste post: um exemplo de superação através da música. Vemos muitos destes na televisão, nos filmes etc., mas existe um, em especial, brasileiro, que nos faz refletir muito e nos encoraja a nunca desistirmos do que gostamos, apesar de tudo conspirar contra. Estou falando do maestro e pianista João Carlos Martins.

Começou a tocar piano aos oito anos de idade, quando seu pai lhe dera um e então, a paixão pelo instrumento foi descoberta. Venceu concursos em sua cidade e continuou a estudar piano. Aos onze, já estudava piano por cerca de seis horas diárias. teve aulas com os melhores professores do Brasil, inclusive o russo naturalizado brasileiro José Kiiass. Foi escolhido no Festival Casals para o Recital Prêmio num processo de seleção que incluía milhares de candidatos das três Américas. Tocou em ilustres Casas de Ópera e Teatros, como o Carnegie Hall.

Tudo ia às mil maravilhas, muito sucesso, muito talento, até que… Num jogo de futebol ele acaba se machucando, ocasionando o rompimento de um nervo e a perda dos movimentos da mão direita. Ele teve de parar de tocar por um périodo, alguns chegaram até a dizer a ele que ele nunca mais tocaria piano vivo. Conseguiu recuperar parte dos movimentos, mas com o tempo adquiriu uma doença chamada Contratura de Dupuytren, que é uma espécie de contratura fixa na mão, que pode variar desde pequenos nódulos a faixas muito espessas, impedindo o bom desempenho motor das mãos. Aí sim, João Carlos desacreditou de vez. Vendeu todos os seus pianos, não queria mais saber de nada que lembrasse seu sonho e sua carreira promissora como músico e então se tornou treinador de Boxe.

Apesar de tudo, sua paixão pela música não deixou-se dominar pelo desânimo e desesperança, então ele voltou a tocar, comprou novos instrumentos e procurou uma maneira de adaptar seus movimentos usando apenas a mão esquerda. Realizou grandes concertos e deu nova vida às peças clássicas. Um dia, quando saía de um concerto que realizara em Sophia, na Bulgária, foi assaltado e levou um golpe na cabeça, o que fez com que ele perdesse novamente boa parcela dos movimentos e ao tentar tocar, suas mãos doíam intensamente, principalmente a esquerda. Passou anos se submetendo a tratamentos e treinamentos e conseguiu aprender uma maneira de tocar com os dedos que ainda tinham boa movimentação.

“Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: – vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.” – palavras de João Carlos em uma entrevista. 

Este é um exemplo de superação e de como o incentivo da música é capaz de transformar vidas. A seguir, um depoimento de João Carlos Martins que foi ao ar na novela Viver A Vida, exibida pela emissora Rede Globo no ano de 2010:

Depoimento Maestro João Carlos Martins – Novela Viver A Vida:

No Carnaval de 2011 foi homenageado pela Escola de Samba  Vai-Vai, paulistana,  com o enredo “A Música Venceu” e chegou inclusive a reger músicos da Escola de Samba  na última alegoria, na qual se encontrava  no desfile. A Vai-Vai foi campeã do Carnaval em São Paulo nesse ano. Abaixo, segue trecho do desfile:

O Maestro também realiza um programa de Introdução À Música com jovens carentes da Faculdade da Amazônia (FAAM).

Nossa, eu achei realmente um grande exemplo de ser humano o Maestro João Carlos, não é? Mesmo com todos os problemas e entraves ele não desistiu de sua música e hoje incentiva as pessoas sem muita perspectiva nem condições a se aventurarem pelo universo das árias e valsas e polonaises… Se o mundo tivesse mais pessoas que nem ele, creio que a nossa realidade seria bem melhor. E aí, o que vocês acharam? Comentem e deixem suas opiniões, lembrem-se de que nossas postagens estão chegando ao fim… Abraços,

Ana Freire.

Comentários em: "Superação Através da Música" (2)

  1. Me emocionei bastante com o video do depoimento! O João Carlos é um grande exemplo de superação! Amei o post!!! Parabéns!

  2. Karin Virginia disse:

    Isso prova que a gente não deve nunca desistir dos nossos sonhos. (:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: