Cooperativismo: A Energia Do Terceiro Milênio – Festival FB 2012

Olá, pessoal! Como vocês estão? Estão gostando do nosso blog? Eu estava com muita, mas muita vontade mesmo de conversar com vocês sobre Rock’n Roll, mas antes, eu tive de abordar alguns assuntos mais sérios… Bem, oficialmente o Festival FB 2012 já começou, então, nada melhor do que um pouco mais de adrenalina por aqui, vocês não acham? Então, vamos lá!

O Rock’n Roll, ou Rock And Roll, é um estilo musical que teve origem no Estados Unidos, entre o final dos anos 40 e começo dos anos 50. É oriundo de uma interação entre vários ritmos diferentes, como Country Music, Rhythm & Blues (R&B), Folk Music, Jazz, Gospel etc. Tem uma batida alegre e dançante que rapidamente contagiou o mundo inteiro e influencia até hoje o estilo de vida e as ideologias de muitas pessoas. As primeiras manifestações do que viria a ser o estilo ocorreram em locais como Memphis (TN), New Orleans (LA) e em várias cidades do Texas, quando o público branco começou a se interessar por ritmos como Jazz e Blues, considerados até então como próprios de pessoas negras, então, a maioria branca da Nação não prestigiava muito esses músicos.

O primeiro “tipo” de Rock a ser tocado foi o chamado Rockabilly, gravado e executado durante a década de 50 por artistas brancos, tais como Elvis Presley, Carl Perkins e Lee Lewis. Destes, o que mais notadamente se destacou mundo afora foi o Elvis, com composições variadas, desde românticas até aquelas que eram usadas para se dançar twister, uma variante de dança de salão da época. Os primeiros grandes sucessos do Rock’n Roll foram:

 – That’s Alright (Mama) – Elvis Presley:

 – Rock Around The Clock – Bill Haley And His Comets

Normalmente, a loucura e obsessão das fãs em torno de um ídolo jovem tem seu início considerado na época dos Beatles, mas antes disso ouve um cantor que conquistou muitos corações, por sua bela voz, sua boa aparência e seu carisma: Frank Sinatra. Ele começou a fazer sucesso em meados dos anos 40 e passou pela fase do Rock’n Roll também, apesar de seu estilo ter como marca a música romântica, ou Rock Ballads, como costumam chamar os especialistas. Desde então o público teen recebeu mais atenção das gravadoras e demais setores da mídia, com a criação de revistas de celebridades, os posteres, as promoções e o alargamento das vendas de LP’s. As primeiras revistas criadas foram Seventeen, em 1944, nos EUA e Honey, em 1960, na Inglaterra. A Revista Seventeen existe até os dias de hoje e tem grande importância no ramo.

Apesar de toda essa alegria e animação que o Rock’n Roll parece ter trazido ao mundo, o mesmo surgiu num período tenso da história americana no qual as divergências raciais estavam em plena efervescência e teorias como “Separate But Equal” (“separem os iguais”) eram disseminadas no seio da sociedade para justificar a segregação existente.

“Apenas para os de cor.”

O Rock’n Roll teve impacto enorme em todo o mundo, pois influenciou estilos de vida, comportamento, comunicação e moda; acredita-se inclusive que este ajudou consideravelmente a luta pelos Direitos Civis, já que era um ponto de encontro entre os dois gêneros então separados, mostrando que uma sociedade está além da cor da pele de seus componentes.

E se essa influência foi mundial, vocês podem ter certeza de que, se os EUA lideraram o movimento, o Reino Unido também se engajou e trouxe muitas inovações ao cenário musical do Rock’n Roll. Muitas bandas e cantores começaram a surgir então, alguns tiveram sucesso, como Lonnie Donegan e The Vipers, outros não obtiveram a fama desejada, como Nancy Whiskey (sim, uma mulher que tentou carreira como cantora de Rock’n Roll na Inglaterra e ainda tocava violão, certamente um choque nos valores conservadores da sociedade inglesa), mas é fato que o Rock inglês só começou a ser respeitado mundialmente depois do surgimento dos Beatles, seguidos dos Rolling Stones e da banda The Blueman, que seria uma das bandas de estreia do lendário guitarrista Jimmy Page, conhecido principalmente por ser membro fundador da famosa banda de Rock Led Zepellin.

“The Beatles vs The Rolling Stones :

Ainda hoje há dúvidas de qual foi a mais talentosa ou a melhor sucedida.”

Desde então, o Rock alcançou lugares cada vez mais longínquos e suas viagens garantiam renovações e vertentes criadas, o que resultou na diversa variedade de estilos de Rock que vemos atualmente, tais como Classic Rock, Indie Rock, Heavy Metal, Gothic Metal, Progressive, Punk Rock, Pop Rock, Organic, Trash Metal, Alternative, Grunge, New Wave etc. Algumas bandas famosas desses gêneros são:

  • The Smiths – Indie Rock (UK);
  • Sonic Youth – Indie Rock (EUA);
  • Metallica – Heavy Metal/Trash Metal (EUA);
  • Bauhaus – Gothic Metal (UK);
  • Sex Pistols – Punk Rock (UK);
  • Anthrax – Trash Metal (EUA);
  • November – Progressive (DIN);
  • Kiss – Hard Rock (EUA);
  • Angra – Power Metal/Progressive/Heavy Metal/Neoclassic (BRA);
  • Pink Floyd – Psicodelic/Progressive (UK);
  • Die Toten Hosen – Punk Rock (ALE);
  • Nirvana – Grunge (EUA);
  • Alice In Chains – Heavy Metal/Grunge/Alternative (EUA);
  • Black Sabbath – Heavy Metal (UK).

A maioria, senão todas as bandas supracitadas continuam exercendo algum tipo de atividade atualmente, dado o seu renome e as marcas que deixaram nas gerações com as quais tiveram contato. Com elas e muitas outras, que não caberiam neste post, o Rock’n Roll assumiu diversas características que o fizeram hoje, democraticamente, ser chamado apenas de Rock, dada a rica diversidade de subgêneros existentes e que contam com grande aceitação pelos ouvintes.

Há muitos festivais e pontos de encontro entre os grandes nomes do Rock mundidal, tanto nos Estados Unidos e na Europa, como em países como o Brasil. Alguns desses grandes eventos são o Festival de Música de Glanstonbury, na Inglaterra, o Rock’n Rio, que acontece no Brasil, na Argentina, em Portugal e na Espanha, em anos alternados, Sweden Rock Festival, na Suécia, Lollapalooza, em Chicago, Primavera Sound Festival, em Barcelona etc.

Bom, pessoal, eu acho que por hoje é só! Foi longo, não foi, esse nosso papo? Mas eu me diverti bastante, foi bom conhecer mais sobre um estilo musical tão legal que nem o Rock… Quem diria que Frank Sinatra foi o primeiro ídolo teen e que o Rock ficaria tão famoso assim com o decorrer dos anos?! Espero que tenham gostado e, por favor, deixem suas opiniões, críticas e comentários, adoro saber o que estão achando do nosso trabalho! Para mais informações e dicas de música, consulte a página dos Links de Aprofundamento! Até breve!

Ana Freire.

Links das Imagens: http://ateotalamo.wordpress.com/tag/rock-n-roll/

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-424910004-revista-photoplay-1954-tony-curtis-frank-sinatra-hollywood-_JM

http://socialproblemsucd.wikispaces.com/Racial+Discrimination

http://acritica.uol.com.br/vida/Beatles-Rolling-Stones-Manaus_0_548945206.html

http://imageshack.us/photo/my-images/162/deathmetalholocaustbyin.jpg/sr=1

http://modaparahomens.virgula.uol.com.br/2011/09/19/como-se-vestir-para-um-festival-de-musica/

Comentários em: "Hoje é dia de Rock’n Roll !!!!" (9)

  1. Ótimo post!

  2. uhuuu! You rock!

  3. Nunca vai haver dúvidas de quem foi a melhor, claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro que foram os Beatles!!!!!

  4. Muito show!

  5. Esqueceram do Iron Maiden, uma das maiores influências da NWOBHM D:

    • a gente não esqueceu do Iron Maiden não, Mel, é que se fôssemos citar todas as grandes bandas que existem, o post seria quase interminável!

  6. O blog tá show,parabéns :33

  7. Karin Virginia disse:

    ameeeei! (:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: