Cooperativismo: A Energia Do Terceiro Milênio – Festival FB 2012

Olá, leitores queridos! Hoje irei falar um pouco sobre o Projeto Criança Esperança transformando vidas através da música.

A música, sem dúvidas, transforma muitas vidas. É uma fonte que abre novos caminhos e traz muitas oportunidades para inúmeras crianças e adolescentes . É através desse recurso que  muitos talentos são descobertos.

Muitos projetos musicais já foram e são desenvolvidos para jovens carentes. Temos como exemplo o projeto social Criança Esperança, promovido pela Rede Globo, que visa a melhoria da vida de muitas crianças carentes de todo o mundo.  É um projeto que abrange esportes, educação, incentivo, motivação e inúmeros outros, sendo um deles a Música. Crianças que antes viviam nas ruas, fora das escolas e muitas vezes no mundo do crime, têm a chance de mudarem suas vidas. Aprendem novas culturas, esportes, música, dentre muitos outros.

Essa iniciativa apoia e realiza muitos projetos espalhados pelo Brasil inteiro, muitos deles relacionados à música, onde muitos jovens têm a oportunidade de aprender mais sobre esse universo inspirador e mostrar que eles também são capazes.

Temos aqui uma reportagem que nos mostra projetos apoiados pelo Criança Esperança: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/04/crianca-esperanca-apoia-projetos-que-ajudam-educar-com-musica.html

Nessa reportagem há uma citação: “A música é uma ferramenta muito importante para que a gente possa construir nas crianças e adolescentes que atendemos uma formação cidadã. Esse talvez seja o caráter mais importante do nosso projeto. Além disso, a música dá a possibilidade de a pessoa evoluir, crescer, refinar seus sentimentos, sua relação com a vida, e possibilita ainda que ela tenha a garantia de um futuro melhor. ” – Aurimar Silva Araújo, presidente do Instituto de Artes Aurimar Monteiro de Araújo (AMA) e coordenador do projeto “Sons do Caeté de Bragança: Multiplicando esperança e cidadania na Amazônia”.

Outra citação interessante : “Tivemos uma grande satisfação nos últimos sete anos de ver que contribuímos para a formação desses meninos. Há muitos cursando universidades e trabalhando. A música traz a disciplina e acalma as crianças. Ela faz com que as crianças se desviem de atitudes que poderiam ser contraproducentes. Temos vários exemplos de jovens que melhoraram sua autoestima e o rendimento escolar graças a esse contato” – Aurimar Silva Araújo.

A partir desse e de inúmeros outros projetos desse gênero, podemos ver o quanto a música é transformadora. Ela é uma fonte riquíssima de conhecimento. É uma abertura para uma vida nova para esses jovens. Fonte de inspiração! É uma forma muito bonita de se expressar. E é a partir de pequenas iniciativas que muitas vidas são mudadas. Prjetos como esse tornam o mundo melhor!

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Por: Loren Benício

Link das imagens:  → http://www.ufmg.br/online/arquivos/002750.shtml

→ http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca/noticia/2012/03/projeto-ciranda-nucleo-de-percussao-em-cuiaba-ganha-mais-alunos.html

→ http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/04/crianca-esperanca-apoia-projetos-que-ajudam-educar-com-musica.html

Comentários em: "Projeto Música no Criança Esperança" (2)

  1. mt interessante esse tópico…!!!

    • Com certeza! Ele nos mostra que devemos apostar no potencial dos jovens. E a música é uma grande aliada para isso! Obrigada por ter comentado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: